Web Design para GLAM acontecerá no Tainacan Lab

A disciplina Web Design para GLAM: galerias, bibliotecas, arquivos e museus está em fase de transição da plataforma Webmuseu Tainacan Lab para esta nova plataforma da Escola de Ciência da Informação da UFMG. Ambas foram desenvolvidas pela professora Ana Cecília Rocha Veiga, coordenadora do Tainacan Lab, do LavMUSEU UFMG e do Portal Webmuseu.

GLAM é um acrônimo em inglês para galerias (galleries), bibliotecas (libraries), arquivos (archives) e museus (museums), abrangendo algumas das principais unidades de informação e cultura.

Em sua terceira edição, a disciplina ampliou o seu escopo para além dos museus, abarcando também bibliotecas e arquivos. É ofertada como optativa pelos Colegiados de Museologia e de Biblioteconomia da UFMG, com projeto para incluirmos na próxima a Arquivologia.

Excepcionalmente, por causa do momento em que vivemos, será oferecida na modalidade à distância, dentro das atividades de Ensino Remoto Emergencial (ERE) da universidade. As demais edições aconteceram nos laboratórios de informática do CAD 2, no Campus Pampulha.

Os alunos aprenderão os princípios básicos do web design para GLAM, tendo como ferramentas principais o WordPress e o Tainacan.

Serão capazes, ao final do curso, de desenvolver um website e uma coleção on-line como a da Cidade Palimpséstica, exposição curricular do curso de Museologia da UFMG, realizada em 2019:

Em breve, mais informações neste post sobre a disciplina e sobre seu conteúdo. Acompanhe o blog do Tainacan Lab e fique por dentro!