Exposição Virtual 70 anos da ECI e 10 anos Museologia

Em 2020, a Escola de Ciência da Informação da UFMG comemora seu aniversário de 70 anos, juntamente com o curso de Biblioteconomia. O curso de Arquivologia completa 11 anos de existência e o curso de Museologia encerra sua primeira década!

Neste ano histórico, em que enfrentamos muitos desafios, não podemos deixar de ser gratos por tudo que foi vencido e construído até aqui. Por isto, um grupo de docentes e servidores da ECI UFMG se organizou para desenvolver a Exposição Virtual 70 anos da ECI UFMG.

A exposição possui duas coleções on-line: uma com quase duzentas fotografias que contam a história da Escola e outra, um espaço participativo, aberto à toda comunidade. Os interessados em colaborar podem inserir, via formulário, seus documentos, imagens e memórias. Podem também podem encaminhar seu Depoimento ou comentar nas imagens da coleção, dentro da proposta de Legenda Coletiva. Saiba mais como participar clicando aqui!

A exposição foi desenvolvida no software gratuito open source WordPress (website principal) e na plataforma brasileira Tainacan, que consiste em plugin e tema para WordPress, focados na gestão e desenvolvimento de repositórios digitais profissionais.

Os metadados da coleção on-line foram mapeados em Dublin Core, facilitando a correta indexação do conteúdo da exposição nos mecanismos de busca e na extração de dados via Web. Foram aplicadas, ainda, técnicas de SEO (otimização para mecanismos de busca).

O Tainacan Lab ECI, laboratório virtual vinculado ao grupo de pesquisa LavMUSEU, tem a honra de abrigar a Exposição Virtual 70 anos da ECI UFMG. Clique para visitar!