Lançado o Tainacan Lab: nova plataforma da ECI UFMG

É com grande alegria que lançamos o Tainacan Lab, a nova plataforma da Escola de Ciência da Informação da UFMG, desenvolvida pelo LavMUSEU ECI/UFMG.

O LavMUSEU pertence ao Departamento de Teoria e Gestão da Informação (DTGI) da ECI/UFMG, sendo ainda um grupo de pesquisa registrado no DGP do CNPq.

Esta plataforma objetiva ser um espaço de divulgação e experimentação das pesquisas, projetos de extensão e disciplinas da ECI/UFMG. Trata-se de um Portal Didático coordenado e desenvolvido pela professora Ana Cecília Rocha Veiga.

O Tainacan Lab é lançado num momento propício, no qual enfrentamos os desafios do Ensino Remoto Emergencial. A plataforma é a prova de que, com softwares livres, também podemos desenvolver ferramentas de alta qualidade, livres de coletas de dados, anúncios ou algoritmos externos.

Ana Cecília Rocha Veiga – Coordenadora do Tainacan Lab

Na equipe do laboratório também estão os professores Jezulino Braga (Coordenação do Educativo) e Felipe Hoffman (Coordenação de Museologia). Os demais docentes da ECI/UFMG são muito bem-vindos para integrarem o Tainacan Lab e realizarem, aqui, os seus projetos.

Tecnologias Open Source

WordPress consiste em um sistema de gestão de conteúdo (Content Management System – CMS) gratuito e código aberto, que responde por cerca de um terço de todos os websites disponíveis atualmente na Internet. Saiba mais sobre o WordPress neste FAQ e no projeto de pesquisa Recursos Web para GLAM.

Já o Tainacan é uma plataforma de gestão e publicação de coleções digitais, composta por tema e plugin para WordPress, que oferece todos os requisitos de um repositório profissional para museus, bibliotecas e arquivos. A plataforma está sendo implementada nos museus do IBRAM (Instituto Brasileiro de Museus). Saiba mais sobre esta poderosa tecnologia open source assistindo ao vídeo abaixo.

Além do WordPress e do Tainacan, a plataforma inclui diversos outros recursos. Conheça as instalações e tecnologias do laboratório clicando aqui.