O que é Exposição Curricular?

Fotos de Belo Horizonte antiga, mostrando edificações e pessoas.

A exposição curricular consiste em um trabalho coletivo, desenvolvido pelos alunos de graduação em Museologia da UFMG ao longo dos últimos semestres do curso. O trabalho envolve diversas disciplinas optativas e obrigatórias, sendo as principais “Expografia I e II”, ministradas pela professora Verona Campos Segantini.

Tem por objetivo consolidar os conhecimentos adquiridos ao longo do curso, permitindo aos futuros museólogos encerrarem sua graduação com uma vivência profissional real. Contribui, ainda, para a sociedade, ao devolver, na forma de uma exposição, a preciosa formação que a mesma lhes proporcionou através da universidade pública e gratuita.

A turma de 2019 realizou a exposição Cidade Palimpséstica, fruto de um ano de intensa dedicação, que “levou o museu” aos passageiros do metrô (Espaço Cultural da CBTU e estações), bem como aos participantes do Festival de Inverno da UFMG (Centro Cultural da UFMG).

As exposições são gratuitas. Nela os visitantes redescobrirão Belo Horizonte através das imagens do Laboratório de Fotodocumentação Sylvio de Vasconcellos da Escola de Arquitetura e Design da UFMG.

Confira um pouco dos bastidores deste trabalho e visite as exposições no Espaço Cultural da CBTU e no Centro Cultural UFMG!