ECI sobre rodas

O Programa Carro Biblioteca: frente de leitura iniciou suas atividades em 25 de abril de 1973, sendo hoje o segundo programa de extensão mais antigo de toda UFMG. Criado e mantido pela Escola de Ciência da Informação (ECI UFMG), seu objetivo principal, desde seus primórdios, é disponibilizar os serviços de biblioteca junto a comunidades carentes de Belo Horizonte e Região Metropolitana, incluindo, a partir de 2006, o acesso à informação eletrônica através de um telecentro móvel.

As comunidades atendidas pelo programa possuem em comum a ausência de bibliotecas públicas ou comunitárias em seu entorno, o que torna o Carro Biblioteca a única fonte de informação disponível para seus moradores. Por ser um programa de extensão e estar relacionado ao ensino e pesquisa oriundos da ECI, sempre agregou projetos de natureza diversa ligados à inclusão digital, artes e antiguidades, educação para os direitos da criança, conservação e preservação de acervos e contação de histórias.

Atualmente, existem três projetos vinculados que atuam de modo independente quanto aos seus objetivos, mas que versam sobre ações em prol dos propósitos do programa: projeto COVID-19 Carro Biblioteca, criado recentemente para atuar com ações mais concretas nas comunidades durante o período de isolamento social causado pela pandemia COVID-19; Projeto Conto e reconto, que através de narrativas ou leituras em voz alta busca criar nos usuários do Carro um anseio mais profundo pela leitura; projeto Boletim bairro a bairro, um instrumento de comunicação e interação entre as comunidades que integram o Programa Carro-Biblioteca.

Profª Marina Cajaíba

Coordenadora projeto Carro-Biblioteca

 

Saiba mais sobre o Carro-Biblioteca clicando aqui

Leia o depoimento sobre o Carro Biblioteca escrito pela Profª Maria Cecília Nogueira

Coleção On-line

Visite a sala “Ser bibliotecário em Minas” na exposição on-line e passeie no tempo através de imagens!

Deixe o seu depoimento e as suas memórias sobre a ECI registradas no formulário de comentários abaixo. Vamos construir juntos estes 70 anos de história!

1 Comentário. Deixe novo

  • Foi uma honra trabalhar como bolsista de extensao no programa carro biblioteca/projeto Boletim Bairro a bairro sob a coordenação da professora Terezinha de Fátima durante minha graduação em Letras na UFMG! Trabalhar nas comunidades atendidas me possibilitou muito crescimento pessoal e aprendizado!

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

Menu