O projeto para a realização desta exposição teve como ponto de partida a vontade de se comemorar o septuagésimo aniversário da Escola de Ciência da Informação (ECI UFMG). A partir desta vontade, pensou-se em homenagear toda a história da Escola até o momento, passando por seus ex-alunos, professores, técnicos e todo seu acervo artístico, arquivístico, cultural e histórico. Então, um grupo de professores e técnicos administrativos se organizou para, não só fazer uma homenagem e um reconhecimento, como também manifestar a saudade de vivências que se construíram ao redor desta importante Escola.
Este grupo propõe, por meio de fotos e textos, resgatar a memória da ECI e estabelecer o movimento que realça o afeto, evidencia o fato e os momentos raros vividos por muitos dos que passaram pela escola, homenageando a história deste local produtor de conhecimento, que já possui mais de meio século.
O conjunto de fotos e textos desta coletiva busca evidenciar a história e a produção do conhecimento da Escola de Ciência da Informação da UFMG e justapô-lo a uma sala virtual, de forma a promover uma singela manifestação de apreço a esta Escola e trazer comemoração de aniversário em um momento de pandemia, em que exposições presenciais não podem ser realizadas.
Em face desta iniciativa, o corpo docente e técnico administrativo da ECI, decide homenagear a septuagenária ECI que, por meio desta manifestação, torna pública a história notável desta Escola.
A ECI foi fundada a partir de um convênio entre a Secretaria de Educação do Estado de Minas Gerais, por meio do Secretário Abgard Renaut, e o Instituto Nacional do Livro – INL, sob a Portaria Nº 37 de 17/01/1950, publicada no Diário Oficial de Minas Gerais em 25/01/1950, para o funcionamento do Curso de Biblioteconomia de Belo Horizonte.
Para esta homenagem, a curadoria se pautou em um corte histórico, perfazendo por meio de um recorte temporal dos eventos, pessoas ilustres e fatos históricos. As fotos e textos que compõem esta exposição foram cedidas por alunos, professores e técnicos administrativos que tiveram ou têm passagem pela ECI. A exposição também conta com a colaboração da comunidade da ECI. Juntos, registraremos essa história.
Mateus Cornélio de Souza Coelho
Jezulino Mendes Braga
Curadores da Exposição