O Curso de Museologia foi implementado em 2010 na Escola de Ciência da Informação (ECI UFMG), a partir do Programa de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (REUNI). Na época, ECI passava por processo de reformulação do único curso, Biblioteconomia, o que possibilitou discutir a criação dos dois novos cursos, o de Museologia e o de Arquivologia.
Foi então criada uma comissão para o desenvolvimento do projeto pedagógico do curso de Museologia, formada pelos professores Paulo da Terra Caldeira, Mônica Erichsen Nassif e Carlos Alberto Ávila Araújo (Portaria 31/08 de 03/09/2008). Houve, durante o processo de criação do curso, formulação de parcerias com a Escola de Belas Artes (EBA) e com Rede de Museus e Espaços de Ciência da UFMG. Em 2009, a Portaria 16/09 de 15/05/09 incorporou os professores da Escola de Belas Artes Eliana Ribeiro Ambrosio, Marilene Corrêa Maia, Yacyara Froner e Willi de Barros Gonçalves à comissão de elaboração do projeto pedagógico do curso de Museologia. Em 9 de junho, o curso de Museologia da UFMG foi autorizado pelo parecer CG/261/2009 da Câmara de Graduação da Universidade.
A criação do curso possui vocação não só ao ensino, mas também à pesquisa e extensão, pois se apresenta ao Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) 2008-2012 com metas de ações de preservação do patrimônio da UFMG e de consolidação com as instituições museais da universidade. O PDI destacava a importância da Rede de Museus da UFMG e a relevância do curso semipresencial de especialização em Gestão do Patrimônio Histórico e Cultural, ofertado em 2008, apontado como pioneiro na área de Museologia e gestão de patrimônio.