Apresentação

A exposição online Museu Paulo Gontijo: a memória viva de Betim convida o visitante a conhecer um pouco mais sobre o museu histórico do município de Betim, o Museu Paulo Araújo Moreira Gontijo. Sendo o único museu da cidade, a instituição não apenas preserva a memória de Betim, mas também contribui para a construção de uma identidade coletiva, fortalecendo o sentimento de pertencimento e estimulando o interesse pela história e cultura local.

Betim tem suas raízes na época colonial, quando a região começou a ser explorada pelos bandeirantes no século XVII, e teve seu desenvolvimento impulsionado pela instalação de indústrias no final do século XIX e início do século XX. O Museu Paulo Araújo Moreira Gontijo, situado em um edifício histórico no centro de Betim, foi fundado em 2002, no intuito de preservar todas as profundas transformações econômicas, sociais e culturais que o município sofreu ao longo dos anos.

O projeto trata-se do trabalho final da disciplina Vivência Profissional Supervisionada B, do curso de Museologia da UFMG, feito pela estudante Natália de Oliveira Rocha e orientado pela Professora Ana Cecília Rocha Veiga. A exposição é composta por imagens do edifício, personalidades do município e seu rico acervo.