Exposição curricular 2020 do Curso de Museologia da Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG, sobre a vida e obra do dramaturgo João das Neves, com acervo da Divisão de Coleções Especiais e Obras Raras da Biblioteca Central da UFMG.

Painel 1

João das Neves

João Pereira das Neves Filho nasceu no Rio de Janeiro, em 1934. Foi dramaturgo, diretor, escritor, ator, iluminador, cenógrafo e produtor cultural. Contribuiu para a história do teatro brasileiro atuando em importantes movimentos teatrais e artísticos do século XX e XXI.

Tendo sido um dos fundadores do Grupo Opinião, ícone do teatro de resistência no período da ditadura militar, destacou-se com as peças “O Último Carro” (1976) e “Mural Mulher” (1979).

Seu trabalho com diferentes grupos étnicos e sociais colaborou para ricos debates sobre questões sociopolíticas e econômicas, assumindo um papel descentralizador e rompendo, assim, o eixo de produção cultural Rio-São Paulo.

João das Neves faleceu em 24 de agosto de 2018, em Lagoa Santa, Minas Gerais.

Painel 2

O acervo

O acervo desta exposição on-line, pertencente à Divisão de Coleções Especiais e Obras Raras da Biblioteca Central da UFMG foi doado pelo próprio João das Neves à Universidade.

É que é composto por rascunhos, fotos, recortes de jornais, cartazes, documentos, lembranças e evidências de uma vida inteira dedicada à arte.


Painel 3

A exposição

Inaugurada em 20 de Outubro de 2020, a exposição on-line também possui redes sociais. Acompanhe clicando nos links abaixo. Bem-vindo à história e ao acervo de João das Neves!


Painel 4

Realização